sábado, 19 de janeiro de 2019

MACEIÓ - Alagoas

Em dezembro de 2018 fomos passear em Maceió. Saímos daqui no dia 06 de dezembro. Saímos de Porto Alegre às 8h15 e chegamos às 13h30. A viagem foi super agradável. Ao chegarmos, já no primeiro dia,  escolhemos os passeios que faríamos com a guia que nos acompanhou desde o aeroporto.

Saída, no avião

Adoro olhar as nuvens

Floquinhos de algodão lá no céu

Ficamos hospedados no Marina's Hotel, na praia Jatiúca. O hotel é ótimo, pertinho da praia e do calçadão.

Marina's Hotel em Maceió

Praia da Jatiúca- nosso hotel era aqui perto

Orla em Jatiúca

Calçadão em Jatiúca

Jatiúca

Neco no calçadão

Final de tarde- ventinho agradável na beira da praia

O primeiro passeio foi o city tour, na sexta-feira, à praia do Francês e depois passeio à parte histórica da cidade.

PRAIA DO FRANCÊS

O passeio à Praia do Francês foi muito, muito bom. O tempo estava maravilhoso, sol e céu azul. A praia tem muitos jangadas e a água é morna e cristalina. A praia situa-se a 20 km de Alagoas e é um dos points mais procurados por turistas. As imagens que seguem dispensam comentários, pela beleza do lugar.

Jangadas características

Céu maravilhoso...mar limpo

Água cristalina

A VOLTA

Após um ano e alguns meses, estou retornando ao blog. Muitas coisas aconteceram, mas acredito que o motivo principal para eu ter me afastado foi o fato de o Neco ter vendido a moto. Resolvemos vendê-la por motivos variados, mas os principais foram a saúde e a segurança; tivemos momentos maravilhosos com a moto, fizemos passeios incríveis, mas acho que paramos na hora certa.

A partir de agora irei registrar outros passeios, mostrando minha ideia inicial de que, apesar da idade, ainda há muito  a se fazer e nunca deixar de ser feliz.

GAROPABA

Passamos alguns dias em Garopaba, SC, entre 25/12/2018 a 03/01/2019.Garopaba, localizada a 90 km de Florianópolis,  é uma praia muito linda, cada vez que vou para lá fico encantada com a paisagem, pelo contraste entre o verde dos morros e o azul do mar. Praia de águas cristalinas, possui um charme todo especial.

Segundo informações que constam no site do município, no lugar, em 1520,  vivia um índio carijó, da tribo dos Guaranis, o qual era muito simples e pacífico.  O primeiro povoado surgiu em 1666, e era formado por imigrantes açorianos. Quem deu este nome à cidade foram os índios tupi-guaranis, primeiros habitantes desta linda cidade. "Gahopapaba", na carta de Turin, de 1523, era escrito assim: ygá, upaba, guarupeba,  que  significa enseada de barcos, enseada de barcos, de descanso ou lugar abençoado. Porém, a verdadeira definição está no idioma Guarani, a língua local na época: ygá, ygara, ygarata significa arco, embarcação, canoa - mpaba signifca enseada, lugar.

Igreja de Garopaba

Interior da Igrejinha de Garopaba

Pois bem... falar de Garopaba me traz muitas recordações da juventude, pois foi a primeira praia catarinense que conheci. Na época, em 1975, a cidade ainda não era tão conhecida como é hoje, não existia praticamente nada do que há hoje. Era a praia dos "magrinhos", uma das praias da juventude da época.

Eu, minhas filhas e neta

Eu, Neco e Rafaelinha

Marina, Juninho e Rafaelinha
                                                            Minha irmã Rosa

Neco lendo na beira da praia

Nossa pequena sereia

Atualmente, a praia é muito acolhedora, pela bonita paisagem com a igrejinha na montanha e o mar com gaivotas e barcos.

Praia do Ouvidor - Marina e Rafaelinha

Luciana em Garopaba

Eu e a Rafa

Rafaelinha

Rosa

Eu e Neco no Ano Novo

Eu e minha neta Rafaela

Eu e minha irmã Rosa

Entrada da casa onde nos hospedamos

Vista da casa onde nos hospedamos- lá embaixo, caminho para Ferrugem

Lu e Rafaelinha

Neco

Neco e sua vida difícil, hehehe!

Soninho depois de muitos banhos e brincadeiras no mar

Praia do Luz

Vista da sala da casa em que ficamos: lugar aconchegante e encantador!

Vista da casa em que ficamos, no caminho para Ferrugem

Praias de Garopaba

Praia da Barra
Praia do Ouvidor

(Fonte:  Praia dhttp://vejanomapa.net.br/garopaba-santa-catarina-praias/a)

Garopaba: fica na beira do município com o mesmo nome. Possui 2 km de extensão, e é uma enseda. Possui infraestrutura eficiente, com ruas calçadas, água tratada, bancos, inúmeros restaurantes e lojas. Curiosidade: os prédios podem ter, no máximo, dois andares.

Gamboa: fica a quinze quilômetros do município de Garopaba, no extremo norte. O acesso é complicado, feito pelos morros. O mar é aberto e a vila tem a pesca como sua fonte de renda. Seguindo a estrada através da serra se avista toda a praia;

Ferrugem: situada a 5 km de Garopaba, é a praia dos surfistas, pois as ondas são consideradas perfeitas para a prática do surf.